Dias 5 a 9

5o dia – 26/03/2013
Cambará do Sul (RS): 0 km

As 8:30, conforme combinado, o Sr. Oneide veio nos buscar para o passeio programado para o dia. Diferente dos outros dias ao amanhecer o céu estava mais claro que nos outros dias e isso nos deixou mais eufóricos. O caminho até a entrada do parque da Serra Geral a 13 quilômetros do centro da cidade é asfaltado, entretanto para chegar até o cânion Fortaleza são mais 7 quilômetros em estrada de chão bem ruinzinha (bem pior do que a que dá acesso ao cânion Itaimbezinho).

Por volta das 9:00 saímos do carro e iniciamos uma caminhada muitíssimo agradável. Andamos pouco mais de 3,5 quilômetros as margens do paredão sul do cânion. A vista é incrível, com lindos penhascos, cachoeiras e o mar ao fundo. Após algumas horas “gastando” os obturadores das máquinas fotográficas retornamos para o carro.

Ainda dentro do parque fizemos mais uma parada. Agora para conhecer a cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo. Ao sair da estrada caminhamos aproximadamente 1 quilômetro e chegamos as margens do rio que forma a cachoeira. Infelizmente para vê-la por inteiro e acessar a Pedra do Segredo teríamos que atravessar o rio. Analisamos a situação e decidimos retornar.

Ao chegarmos à cidade pedimos para o Sr. Oneide nos deixar no restaurante Galpão Costaneiro. A construção imita um galpão e pode afugentar algumas pessoas, mas não se assuste pela aparência. Ele é muito ajeitado, com uma comida tropeira excelente. Por R$ 20,00 é possível comer: polenta, arroz tropeiro, carne e frango de panela, macarrão, abóbora assada, batata frita, mandioca cozida, abobrinha refogada, salada e sobremesas. Tudo em panela de ferro direto no fogão a lenha. Quase morri de comer.

No restante da tarde fizemos uma caminhada pela cidade, abastecemos a moto, arrumamos a mala e descansamos. Como o almoço foi muitíssimo reforçado para o jantar optamos por um lanche no chalé mesmo.

6o dia – 27/03/2013
Cambará do Sul (RS) – Itapoá (SC): 639,5 km

Tomamos café calmamente, colocamos os baús na moto e as 8:30 estávamos na estrada. A temperatura estava em torno de 12 graus e com um céu parcialmente nublado. Esse clima foi até terminarmos a descida da serra, pois depois o céu limpou e o calor apareceu.

O caminho de retorno foi o mesmo da ida até chegarmos a Garuva, onde viramos a direita para chegarmos ao nosso destino do dia, Itapoá, as 17:00 horas.

Fizemos uma parada para fotos no mirante da Rota do Sol, em Terra de Areia para tirar algumas roupas, em Laguna para abastecer a moto e o estômago e em Navegantes para comprar um jogo de lençol.

7o e 8o dias – 28 e 29/03/2013
Itapoá (SC): 0 km

Curtimos praia em dias muito ensolarados e quentes, além de descansamos muito.

9o dia – 30/03/2013
Itapoá (SC) – Curitiba (PR): 151,6 km

Arrumamos / limpamos a casa e logo após o almoço colocamos os pneus na estrada. Não rodamos nem 10 quilômetros e fomos obrigados a parar para colocar todas as roupas de chuva, pois ela estava começando a mostrar a cara. E assim que saímos da cidade ela pegou para valer e nos acompanhou até o topo da serra. Assim que ela passou e o piso secou pude retomar a velocidade de cruzeiro e em pouco menos de 2 horas estávamos em casa.

Foram nove dias muitíssimos agradáveis que pude passar junto ao meu amor, nos quais pudemos conhecer novos lugares e descansar. Só tenho a agradecer a Deus por tudo ter dado tão certo.